segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Minas, uai.

Acordar pela manhã sentindo um cheirinho de café sem açúcar, faz parte da minha rotina aqui em Pinda. Não acordamos cedo nessa casa, muito menos dormimos cedo (quando dormimos), mas sempre tem café quentinho e fresquinho na cafeteira.

Fui pra Minas Gerais sentindo falta de tudo de casa, até do fedôzinho dos meus cachorros, só não sabia que esse cafezinho me faria tanta falta ao longo desse ano. Em Minas todo café já é doce de nascença, não só o café, mas as pessoas.

Pouquíssimas vezes vi um mineirinho bravo ou reclamando da vida. Todo mineiro come quieto (MESMO), tem um bom papo e um amor EXTREMAMENTE cativante pelo estado e pelas pessoas. Vivem e não sobrevivem.

Não sei bem como trabalhar esse texto. É complicado falar sobre as pessoas que a gente gosta ou dos lugares que a gente ama. Falar dessas duas coisas em um só texto é quase impossível. Serei direta e reta, no bom estilo paulista.


Minas Gerais me trouxe muitos problemas emocionais. Mas a angústia de enfrentar tudo sozinha, o clima diferente da minha região, o sotaque e a culinária, além de outros motivos que enfraqueceram minha certeza de morar ali, não chegaram nem perto de superar as amizades mineiras que eu fiz. Desde falar com as vizinhas velhinhas que tossem, até namorar um mineirinho, me fez perceber que Minas Gerais não é só um estado, Minas é um país com a capital chamada população. Cada mineiro traz dentro de si o seu estado, colocando-o antes mesmo do próprio Estado.

Esse grande borrão no mapa já me encantava quando eu era pequenininha, e me encanta cada dia mais, crescendo se uma maneira que até me assusta! Admito que há muito o que melhorar nesse estado, como os políticos e a infraestrutura, por exemplo. Mas a população de verdade, que nasceu e sempre ficou nesse lindo estado, ela sim é doce como o café mais doce, acompanhado com pão de queijo mais macio e queijo minas mais azedinho, tão imaculada quanto as virgens marias espalhadas por todas as igrejas barrocas que lá existe.


Eu AMO Minas Gerais,
seus mineirinhos
e seus UAIs!

---

Beijão pra quem leu!

Nenhum comentário: